Cifra Club

Como escolher o tipo de corda ideal para violão ou guitarra?

Acompanhe um guia completo sobre cordas de violão e guitarra e faça a melhor escolha para a sua sonoridade!

Na constante busca pelo timbre ideal, um músico naturalmente experimenta vários tipos de encordoamento. É importante fazer vários testes, conhecer todas as marcas e sempre usar cordas que agradam aos ouvidos e deixam os dedos mais confortáveis. Mas, afinal, como escolher as cordas de violão ou guitarra?

Close de um violão com destaque para o final do braço e para o tampo do instrumento
A escolha das cordas é um fator super importante para a sonoridade final (Foto: Reprodução/Freepik)

Para escolher o encordoamento ideal, é preciso prestar atenção em três fundamentos básicos: material, calibre e tipo das cordas.

No texto de hoje, iremos destrinchar os conceitos acerca dos elementos dessa trinca. Além disso, saiba que nosso objetivo não é indicar a marca “x” ou “y”, mas sim dar algumas dicas para que você faça a escolha certa.

Então, vamos lá conhecer tudo sobre cordas de guitarra ou violão?

Material das cordas de guitarra ou violão

Entre os principais materiais utilizados nas cordas tanto de violão quanto de guitarra, podemos listar:

  • Nickel (revestidas com níquel);
  • Stainless steel (feitas de aço inox);
  • Pure nyckel (cordas feitas somente de níquel);
  • Gold (cordas revestidas por ouro de 24 quilates);
  • Nylon;
  • Titânio (com mais brilho, projeção e equilíbrio na sonoridade).

Não podemos nos esquecer, no entanto, que há muitos outros tipos de materiais usados na fabricação das cordas para guitarra. Isso porque, de tempos em tempos, a indústria introduz novos materiais no mercado.

Um pouco mais sobre as cordas de nylon

As cordas de nylon entregam um som mais suave e aveludado. Por serem mais macias, são mais confortáveis para músicos iniciantes.

Nesse sentido, as cordas mais agudas podem ser revestidas pelos seguintes materiais:

  • Nylon retificado: esse processo deixa o filamento impecavelmente redondo ao longo de toda a sua extensão e melhora a sonoridade, enquanto a corda fica mais encorpada;
  • Nylon puro: é feito um filamento único de nylon puro que proporciona um som mais claro;
  • Nylon preto: são produzidas com um material diferente, que proporciona um som com mais harmônicos agudos;
  • Composta: possuem multifilamentos de nylon e produzem melhores projeção e durabilidade, além de aperfeiçoar a transição entre a sonoridade das cordas mais agudas para as mais graves.

Calibre das cordas de violão ou guitarra

Entende-se como calibre a espessura da cordas, que podem ser “finas” ou “grossas”. Não há regras exatas para a escolha do calibre. Porém, sua busca depende muito da anatomia de instrumento que você usa (modelo da ponte, afinação etc.) e do estilo musical que você toca.

Ademais, saiba que a mudança na calibragem altera a tensão das cordas e desequilibra a regulagem que funcionava até então. Sendo assim, a cada novo calibre usado, é necessário fazer uma nova regulagem do instrumento.

A seguir, você confere um resumo sobre os calibres mais conhecidos:

1. Extra Super Light (.008 / .010 / .015 / .021 / .030 / .038)

Geralmente é usado por músicos que gostam de estilos que exigem solos e execução de técnicas com alta velocidade, como o heavy metal.

Recomenda-se que, na hora da execução de bends, por exemplo, você tome cuidado para não sair do tom ou até mesmo estourar a corda.

Alguns dos principais adeptos desse tipo de calibre são os guitarristas Brian May e Peter Frampton.

2. Super Light (.009 / .011 / .016 / .024 / .032 / .042)

Apesar de cair bem em diferentes estilos, esse calibre é bastante comum entre os guitarristas adeptos das pontes flutuantes, como a ponte Floyd Rose.

Dessa forma, se você curte o virtuosismo dos caras que dominam bends, tappings e arpejos rápidos, um encordoamento Super Light pode ser o que você precisa.

Eddie Van Halen e Steve Vai são nomes que utilizam esse calibre.

3. Light (.010 / .013 / .017 / .026 / .036 / .046)

Trata-se de um calibre que apresenta um timbre mais encorpado em relação aos calibres .008 e .009. Bastante versátil, esse tipo de encordoamento funciona bem em guitarras com ponte flutuante e nos modelos modelos Les Paul.

Por fim, a galera do blues gosta bastante desse calibre (mas não apenas eles). Assim, guitarristas conhecidos por usarem esse tipo de corda são Eric Clapton e Richie Sambora.

4. Medium (.011 / .015 / .018 / .026 / .036 / .050) e Heavy (.012 / .016 / .020 / .032 / .042 / .054)

Ambas as numerações são mais rígidas. Geralmente, são indicadas para guitarras que possuem ponte fixa, como os modelos Stratocaster, Les Paul, Telecaster e semiacústicas num geral.


Por serem mais pesados, esses calibres dificultam bends e tappings, ou seja, não são indicados para a galera da “fritação”. Em contrapartida, funcionam muito bem para quem toca blues, jazz ou hard rock. Jeff Beck é um dos seus adeptos.

5. Hard Heavy (0.013 / 0.017 / 0.026 / 0.035 / 0.045 / 0.056.)

Esse calibre é extremamente duro e pesado. Se você não tiver um bom preparo muscular nas mãos, provavelmente sentirá dificuldade ao tocar com essas cordas.

O mestre Stevie Ray Vaughan é um dos principais representantes desse tipo de calibre.

Tipo de cordas de violão ou guitarra

Há três tipos de cordas. Cada um deles possui características que influenciam a sonoridade gerada. Veja a seguir os tipos de cordas e suas características físicas e sonoras:

  • Roundwound: cordas comumente utilizadas em violões e guitarras. Elas são aneladas e possuem um timbre mais aberto. Bastante versáteis, se adequam a qualquer estilo musical;
  • Halfwound: tipo de corda mais equilibrado, ou seja, graves e agudos soam com a mesma intensidade. São semianeladas;
  • Flatwound: cordas que possuem um timbre mais encorpado. Por serem cordas lisas, o barulhinho do deslizar das cordas ao mudar de acorde é menos perceptível.

Afinal, quais cordas de violão e guitarra escolher?

Agora que você já manja sobre tipo de cordas, calibre e materiais usados para fazer encordoamentos, a sua escolha já tem um ponto de partida mais preciso.

Porém, acima de tudo, nunca se esqueça de fazer testes, independentemente da marca, e cuide muito bem do encordoamento escolhido.

Além disso, procure evitar escolher seu jogo de cordas com base nas preferências de seus guitarristas favoritos. Lembre-se que os melhores indicativos são a tocabilidade e o prazer que o som provoca em seus ouvidos.

Nesse sentido, se você busca por cordas de violão ou guitarra de alta qualidade, conheça agora as cordas do Cifra Club! Os nossos encordoamentos especiais têm como característica serem macios, confortáveis e bem produzidos, além de terem sido testados por especialistas!

Sendo assim, lá na Cifra Club Store você encontra cordas para violão nylon, violão aço e cordas de guitarra, disponíveis em diferentes calibres!

Deu pra sacar que não tem como não aproveitar esses produtos de primeira qualidade, não é?

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK