Cifra Club

Aprenda a trocar as cordas do seu violão

Confira o passo a passo completo para trocar as cordas do seu violão!

Saber como trocar as cordas do violão deixa muita gente aflita e insegura. Uns sentem receio de fazer a troca de forma errada e danificar o instrumento. Já outros não têm nem ideia de como tirar e colocar uma corda no violão.

Violonista trocando as cordas do seu instrumento
Trocar as cordas do violão pode ser mais simples do que você pensa (Foto: Reprodução)

Neste artigo, você vai encontrar algumas dicas importantes para aprender a trocar as cordas do violão de forma fácil e rápida. Bora lá entender como fazer isso sem sofrimento?

Como trocar as cordas do violão na prática

Não é preciso fazer um curso técnico para saber como trocar as cordas do violão. Basta atentar-se a alguns detalhes e ter cautela e paciência para tirar de letra. Confira o passo a passo completo:

1. Tire as cordas velhas

Aqui, é imprescindível que você conheça bem o seu instrumento. Tirar todas as cordas de uma vez é prejudicial para violões mais simples, pois há o risco do braço empenar ou da ponte soltar.

Nos violões medianos também existem esses riscos. Porém, você pode tirar as cordas de duas em duas ou de três em três.

Em um violão de alto custo, com um bom tensor e ponte sólida, não há problemas em tirar as seis cordas de uma só vez.

Mas aja com prudência. Nesse sentido, não deixe o instrumento sem as cordas, a não ser que você esteja certo que ele suporta esse tipo de situação. Dito isso, vamos pôr a mão na massa.

Para começar, afrouxe as cordas e solte-as das tarraxas. Já na ponte, existem três formas de proceder, conforme a extremidade da corda que você está tirando do violão:

Cordas com trava

Essas são as cordas de aço. Elas possuem uma trava na forma de uma bolinha em uma de suas extremidades. É só segurar essa trava e puxar a corda para fora do instrumento. Alguns violões têm um pino para cada corda na ponte. Basta levantar esse pino e retirar a corda.

Cordas cruas

Aqui temos as cordas de nylon. Elas possuem as duas extremidades lisas, ou seja, sem nenhuma trava. Nesse caso, a corda é presa à ponte por um laço feito manualmente. É só desfazê-lo para tirar a corda do violão.

2. Prenda as cordas novas na ponte

Como vimos, existem cordas de aço e de nylon. Cada violão é fabricado para usar um ou outro tipo de corda. Portanto, nunca ponha cordas de aço em um violão para nylon e vice-versa.

Prendendo as cordas de nylon

As cordas de nylon dão um pouco mais de trabalho, mas você vai ver que prendê-las na ponte não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta seguir o procedimento a seguir:

  • Passe uma extremidade da corda pelo buraquinho da ponte, de fora para dentro, e estique-a até a tarraxa;
  • Deixe uma sobra na outra extremidade, para o lado de fora da ponte;
  • Pegue essa sobra e passe por dentro da parte da corda que está por cima da ponte;
  • Repita esse procedimento duas vezes, passando a sobra novamente pelo pedaço de corda que está sobre a ponte. Deixe o laço bem firme.

Prendendo as cordas de aço

Como já foi dito, as cordas de aço vem com uma trava em uma das suas extremidades. Cada trava é de uma cor diferente para a identificação das cordas. Essa informação se encontra na embalagem do encordoamento.

Se a ponte do seu violão não tem os seis pinos para prender as cordas, basta passá-las pelo buraquinho de fora para dentro. Ao esticar as cordas até a tarraxa, a trava prenderá-las à ponte automaticamente.

Nos violões com pinos na ponte, insira a extremidade da corda com a trava no mesmo buraco de onde você retirou a corda antiga. Depois, pegue o pino e tampe o buraco (é importante que os pinos fiquem bem presos).

3. Prenda as cordas novas nas tarraxas

Agora que a corda está presa na ponte, pegue a outra extremidade dela e a estique até sua tarraxa correspondente. Nos violões de corda de aço, as três mais grossas devem passar por baixo do pino das três tarraxas superiores.

A corda Mizona é presa na tarraxa mais próxima do braço do violão. A Lá é fixa na tarraxa do meio. Por fim, a corda Ré é presa na tarraxa mais próxima do final da mão do violão.

As três cordas mais finas precisam passar por cima do pino das três tarraxas inferiores. A corda Mizinha é presa na tarraxa mais próxima do braço do violão. Já a Si é fixa na tarraxa do meio. A corda Sol é presa na tarraxa mais próxima do final da mão do violão

Faça a corda dar duas voltas pelo pino da tarraxa e depois a insira pelo buraquinho dela. Estique bem a corda e depois gire a tarraxa até que a corda produza um som duradouro.

4. Afine o violão

Pronto! Você já sabe como trocar as cordas do violão. Agora o que falta é bem mais de fazer.

Primeiramente, você deve afinar o violão. Para isso, você pode utilizar o afinador do Cifra Club.

5. Faça o acabamento

Para finalizar, pegue um alicate e corte as sobras das cordas nas tarraxas, mas não tire tudo. Deixe uma folga ao redor de 1 centímetro. Agora, é só fazer um som!

Então, viu como trocar as cordas do violão não é tão assustador quanto parece?

Use cordas de qualidade

Para finalizar, temos uma dica de ouro, voltada para a qualidade das cordas do seu violão. Se você busca um equipamento de primeira, duradouro e aprovado por profissionais da música, não deixe de adquirir as cordas do Cifra Club!

Na Cifra Club Store, estão disponíveis cordas tanto para violão de aço quanto para violão de nylon, além das cordas para guitarra. Ou seja, opções não faltam para você abrilhantar o seu com.

E, para evoluir no instrumento, acesse o Cifra Club Academy e desenvolva suas habilidades no instrumento com as aulas do curso de violão!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK