Cifra Club

O passo a passo de como afinar o violão

Aprender a afinar o seu violão é, de fato, indispensável. Neste artigo, você confere um guia completo sobre o tema!

Saber como afinar o violão é fundamental para todos os violonistas, além de ser essencial também para se ter um bom desempenho na hora de tocar.

Músico afinando o seu violão
Um fundamento básico da prática de violão é saber afinar o instrumento (Foto: Reprodução/Freepik)

Mas você sabia que o nosso amigo de seis cordas pode ser afinado de algumas maneiras diferentes? Portanto, neste artigo, você vai aprender como afinar o seu violão dessas formas. Confira a seguir!

Como afinar o violão de ouvido?

Às vezes, ao tocar violão, você percebe que as canções soam um pouco diferentes, mesmo que o instrumento esteja afinado. Isso acontece porque o instrumento está fora da afinação padrão.

A maioria das canções é composta assim. Porém, existem outros tipos de afinação – as afinações abertas, por exemplo, mas elas são bem menos usuais. Por isso, não vamos focar nelas agora.

Para aprender como afinar o violão de ouvido, você precisa entender primeiro o que é afinação padrão. Mas, antes, precisamos assimilar alguns conceitos:

A ordem das cordas

A primeira corda é a que tem a espessura mais fina. É aquela que, quando tocada aberta (sem pressionar nenhuma casa no braço do violão), produz o som mais agudo.

A corda que se localiza acima dela é a segunda. Ou seja, a contagem é feita de baixo para cima. Logo, a sexta corda é a que tem a espessura mais grossa e produz o som mais grave quando tocada aberta.


Os nomes das cordas

Familiarizar-se com os nomes das cordas vai te ajudar não só em afinar o violão, mas também a memorizar acordes e escalas.

As cordas do violão são nomeadas pelas notas musicais que elas produzem quando são tocadas abertas.

Confira as notas de cada corda da afinação padrão:

Notas de cada corda violão na afinação padrão

As três cordas de espessura mais grossa (Mizona, Lá e Ré) são chamadas de bordões. Já as de espessura mais fina (Sol, Si e Mizinha), são chamadas de primas.

Como afinar o violão de ouvido na afinação padrão?

Para chegar nesta afinação, é preciso ter um som de referência, para compará-lo com o som do violão. É possível deixar o instrumento afinado sem esse parâmetro, mas é muito provável que ele não fique na afinação padrão. 

Diapasão

O diapasão é uma ferramenta que foi usada como som de referência antes da revolução digital que vivemos hoje. Ele é um instrumento metálico no formato da letra U.

Para usá-lo, segure o diapasão com uma mão e bata levemente na ferramenta com a outra. Assim, ele produzirá um som equivalente à nota Lá.

Em seguida, pressione a primeira corda do violão na 5ª casa, que é uma nota Lá, e deixe o som dessa corda igual ao som do diapasão. Isso significa que os sons do violão e do diapasão, quando tocados juntos, devem soar iguais, sem nenhuma oscilação.

Se o diapasão estiver mais agudo que a Mizinha pressionada na 5ª casa, aperte a corda até que a oscilação desapareça. Caso o diapasão esteja mais grave, afrouxe essa corda até que os dois fiquem iguais.

Após isso, basta seguir o roteiro abaixo:

  • Pressione a segunda corda (Si) na 5ª casa e deixe ela com o mesmo som da primeira corda aberta (Mizinha);
  • Pressione a terceira corda (Sol) na 4ª casa e deixe ela com o mesmo som da segunda corda aberta (Si);
  • Pressione a quarta corda (Ré) na 5ª casa e deixe ela com o mesmo som da terceira corda aberta (Sol);
  • Pressione a quinta corda (Lá) na 5ª casa e deixe ela com o mesmo som da quarta corda aberta (Ré);
  • Pressione a sexta corda (Mizona) na 5ª casa e deixe ela com o mesmo som da quinta corda aberta (Lá).

Como afinar o violão usando um afinador?

Agora que você já sabe como afinar o violão de ouvido, vamos entender como funcionam os afinadores eletrônicos

Nos violões elétricos, eles costumam vir acoplados no corpo do instrumento, atuando em conjunto com a captação do som das cordas.

Como os violões acústicos não possuem sistema de captação, deve-se comprar um afinador eletrônico.

No entanto, você pode economizar esse dinheiro e utilizar o afinador do Cifra Club! Ele é gratuito e pode ser usado tanto na versão online quanto no aplicativo (disponível para Android e iOS)!

Afinador do Cifra Club

Cifragem das notas musicais

Para começar, precisamos assimilar que cada uma das sete notas musicais são representadas por letras. Esse é o sistema de cifragem, conforme você confere na imagem ao lado.

Repare que as duas primeiras letras do abecedário, A e B, indicam as duas últimas notas da escala, Lá e Si. A partir da primeira nota, Dó, as letras seguem sua ordem normal: C, D, E, F e G.

Frequências

Agora, precisamos entender que cada nota musical possui uma frequência sonora própria, medida em Hertz (HZ).

Frequêncicas das notas de cada corda do violão

O afinador do Cifra Club permite a afinação no modo cromático ou no modo corda a corda. Em ambos, o procedimento é o mesmo. Veja:

Modo cromático

Neste modo, ao tocar a sexta corda (E) aberta, o ponteiro do aplicativo vai mostrar E2 e sua frequência na cor laranja (se precisar ser esticada) ou vermelha (se precisar ser solta). Então, é só apertar ou afrouxar a corda até o ponteiro ficar verde.

Repita o procedimento nas outras cordas. Mas atente-se, pois o aplicativo vai nomear as cordas pelas notas formais (B3, G3, D3, A2 e E2).

Modo corda a corda

Neste outro modo, a única diferença é que você precisa tocar na tela do celular no botão da corda que você quer afinar. Novamente, as cordas estão nomeadas pelas notas formais. Muito fácil, não é?

Agora que você já sabe como afinar o violão, não perca mais tempo e aproveite o afinador gratuito do Cifra Club! Assim, você garante rapidez e precisão para manter seu instrumento sempre muito bem afinado e tocar da melhor forma possível!

Quer evoluir no violão?

Por fim, se você já entendeu por completo a prática de afinar o seu violão, mas ainda está buscando evolução no instrumento, temos uma dica para você: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy!

Com aulas completas, geridas por instrutores de qualidade, você pode garantir um aprendizado de primeira, pensado na sua evolução musical. Além disso, há vários benefícios ao assinar a nossa plataforma:

  • Acesso a todos os cursos com apenas uma assinatura;
  • Padrão Cifra Club de qualidade de ensino musical;
  • Estudar de onde e quando quiser – basta ter internet;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Canal no Telegram para assinantes;
  • Acesso ao Cifra Club Pro – que inclui navegação sem anúncios no site e recebimento de newsletter, por exemplo.

Não perca mais tempo e invista no seu desenvolvimento musical agora mesmo!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK