Cifra Club

Como funciona um pedal de boost na guitarra?

Menos badalado do que os demais elementos de um pedalboard, o pedal de boost é um recurso bem mais interessante do que parece. Afinal, ele pode ajudar a aumentar o sinal para compensar perdas vindas do uso de cabos longos, bem como aumentar o volume da guitarra nos solos.

Pedais de guitarra
Os pedais de boost, quando bem usados, podem se destacar no set dos guitarristas (Foto/Reprodução/Internet)

Se você quer investigar um pouco mais sobre o funcionamento do booster, este artigo é sua leitura ideal de hoje! Ao longo da conversa, serão reveladas várias informações sobre o pedal de boost, sempre de forma clara e assertiva.

Então, bora lá dar um upgrade no conhecimento acerca de um acessório que pode ser providencial para você, guitarrista?

O que é um pedal de boost?

Primeiramente, para entender a necessidade de pelo menos um pedal de boost no seu setup, é válido compreender o que ele realmente faz, correto? Com isso, vamos às definições:

 “Um pedal de boost nada mais é do que um módulo amplificador, com o intuito de aumentar a amplitude do sinal de entrada“.

Conceito simples, não? Então, agora imagine o quanto que você gostaria de mais um pouquinho de sinal para chegar ao seu timbre ideal

Um boost é ótimo para aumentar a eficiência de etapas de drive, tanto de pedais quanto de amplificadores. Afinal, com maior amplitude de sinal, maiores são as possibilidades de dinâmica do drive. Vide a boa e velha técnica de aumentar o volume da guitarra para conseguir um crunch a mais.

Como usar um booster?

O pedal de boost na frente de qualquer equipamento servirá como um holofote. Drives na entrada dão dinâmica ao processo, pois você acrescenta um controle de amplitude de sinal para “brincar” com a sensibilidade do equipamento.

Além disso, um boost pode te ajudar muito com um problema clássico: a perda de sinal.

Não cabe aqui discutirmos as infindáveis causas de perda de sinal num set. Dessa forma, vamos a um exemplo simples: você tem um pedal “comedor de sinal”. Um boost colocado logo depois dele pode ser a solução cirúrgica para garantir a sua amplitude de volta.

Nesse sentido, basta ajustar o ganho do boost até cobrir a perda. Assim, um booster pode servir para remediar qualquer perda pontual de sinal na cadeia.

Até agora, falamos apenas de boosts que, teoricamente, aumentam a amplitude do seu sinal preservando completamente as características do seu timbre. Imagine a possibilidade de “boostear” bancos de frequências específicos.

Esses são os famosos “boosts coloridos”, uma “mão na roda” para efetuar casamentos (guitarra-amplificador). Dessa maneira, você pode saturar frequências específicas ou equilibrar o conjunto dando um gás para as frequências que estão menos presentes.

O pedal de boost para saturar um amplificador

Um dos principais usos para um pedal de boost é saturar a entrada de um amp valvulado. Essa forma de uso tira melhor proveito do timbre da saturação das válvulas do pré-amplificador, e a resposta normalmente é um crunch muito bem definido. 

Usar a configuração valvulada do amplificador e saturar através de um pedal de booster é uma das maneiras com que gênios da guitarra conseguiram seus timbres tão característicos. Nesse sentido, pense em Brian May, do Queen, que usa um Treble Booster na frente dos seus Vox AC 30.

O booster com a função de empurrar um pedal de drive

Mais uma função recorrente do pedal de boost é “empurrar” outro pedal de distorção ou overdrive. Com essa configuração, a intenção é maximizar a quantidade de drive (distorção) fornecida pelo seu pedal. Isso faz com que o sinal de entrada seja bem maior do que apenas com a guitarra. 

Essa artimanha é utilizada quando o guitarrista quer usar o pedal de boost para dar um up na hora de tocar um solo, por exemplo. Para tal efeito, o booster pode estar posicionado tanto antes do overdrive/distorção quanto depois.

Onde colocar o pedal de boost?

Sabe aquele instante em que a luz cai sobre você, e chegou a hora de aparecer pra valer? Ou seja: é o seu momento, guitarrista!

Coloque o boost mais para o final da cadeia, desde que seja em algum lugar depois das distorções e dos overdrives, mas antes do delay. Dessa forma, você conseguirá pegar todo o seu sinal para ganhar os decibéis necessários para garantir o destaque da guitarra.

Lembre-se: o pedal de booster nunca vai te atrapalhar. Afinal, ele é uma ferramenta essencial para te ajudar a resolver problemas corriqueiros no set, na gravação ou no show.

Portanto, procure garantir pelo menos um boost no seu pedalboard e busque testá-lo em todas as posições da cadeia. Assim, será possível experimentar com mais clareza suas influências de som e timbre.

Contudo, saiba que ter apenas um pedal de boost não resolverá seus problemas por completo. Há muito mais sobre o mundo dos efeitos guitarrísticos que você precisa estar ligado!

Saiba mais sobre pedais de guitarra:

Por fim, compartilhe este material especial sobre pedais de boost com a galera das cordas! Assim, todos ficam sabendo ainda mais sobre esta importante ferramenta de um set de um guitarrista.

Muita música para você e até a próxima!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK