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Pedal de overdrive: o que é, pra que serve e quais são os melhores

Esse é o nosso guia para quem está procurando pedal de overdrive.

Se você tiver um único pedal no seu setup, há grandes chances de que seja um drive — um pedal de overdrive, mais especificamente. A popularidade desse equipamento de ganho se dá porque nem todo guitarrista conta com amplificador valvulado para aumentar o volume e tirar aquele timbre quente e lindo.

Pedais de overdrive
Pedal TS9 Tube Screamer da Ibanez (Foto/Reprodução/Internet)

Apesar de terem imensa relevância, os pedais de drive possuem uma definição complexa. Isto é, para alguns guitarristas, um determinado drive é um overdrive, mas, para outros, é uma distorção ou até um fuzz. Neste artigo, iremos propor uma definição do que caracteriza um overdrive, pra te ajudar na sua jornada rumo ao timbre perfeito. Venha conosco!

Para que serve o pedal de overdrive?

Os pedais de overdrive, assim como o próprio nome diz, buscam simular o som de um amplificador valvulado sobrecarregado (em inglês, um “overdriven tube amp”).

No processo, o pedal ajuda o amp a atingir o nível de saturação ideal mais rápido, da mesma forma que muitos boosters e fuzzes fazem.

Como usar o pedal de overdrive?

Antes de ligar o efeito, é preciso regular o quanto de ganho (drive) e equalização (som saindo mais grave ou mais agudo) você quer. Por fim, deve-se ajustar o volume do efeito.

No vídeo abaixo, você confere dicas certeiras sobre uso do pedal de overdrive nas músicas, manuseio técnico e aplicação dentro de um setup. 

Qual o melhor pedal de overdrive?

É importante ressaltar a existência de estilos diferentes de overdrives, cada um atingindo os níveis de saturação à sua maneira. Os pedais na linha do Tube Screamer, por exemplo, possuem uma proeminência de médios e adicionam uma certa “cor” ao seu som. Há guitarristas que não abrem mão dessa pegada mais vintage do TS.

Em contrapartida, tantos outros músicos afirmam que os pedais baseados no Tube Screamer entregam um som menos dinâmico e transparente do que poderiam. Por consequência, eles acabam buscando por pedais que emulam o som de amplificadores valvulados.

Seja como for a sua escolha, ter um bom pedal de overdrive é essencial. Isso porque há uma grande chance dele ser o mais importante do seu set; aquele que ficará ligado 90% do tempo.

Agora, que tal conferir quais são os melhores pedais de overdrive do mercado? Vamos lá:

Ibanez TS808 Tube Screamer

O TS808 foi o primeiro Tube Screamer, criado pela Ibanez, que ficou popular entre os guitarristas. Ele nasceu para ser diferente: um pedal que simula os efeitos de saturação que você obtém em um amplificador valvulado quando levado aos seus limites. Basicamente, ele faz com que o seu amplificador sature ainda mais.

Além disso, possui uma característica que muitos guitarristas procuram: aplicar uma “coloração” no timbre, deixando os médios mais sobressalentes, evidenciando o som da guitarra.

O lendário Stevie Ray Vaughan usava o TS808 como fonte principal do seu timbre. Nesse sentido, o pedal funcionava como um boost, mantendo o ganho baixo e o volume alto.

Ibanez TS9 Tube Screamer

O TS9 foi o sucessor do TS808, em meados dos anos 80. Seu circuito é praticamente igual ao do anterior, com apenas uma diferença: a saída do pedal, que torna ele mais brilhante e menos suave.

Boss OD-1 overdrive

O Boss OD-1 é considerado o primeiro pedal de overdrive da história, surgido em 1977. Por mais que a Ibanez tenha lançado outros pedais com o nome “overdrive” antes, esse foi o primeiro a aparecer com o conceito que usamos atualmente.

O OD-1 surgiu na primeira série de pedais compactos da Boss, já no formato das “latinhas” que tanto conhecemos. Rapidamente, se tornou o preferido da galera da cena de metal de Los Angeles nos anos 80.

Uma grande diferença entre os overdrives da Boss e os Tube Screamer é que a primeira utiliza a clipagem assimétrica, o que deixa o som mais áspero, rasgado e “pontudo”. Por outro lado, o Tube Screamer usa clipagem simétrica, com som mais suave, quente, menos “pontudo” e mais “arredondado”.

Alguns dizem que o som do overdrive OD-1 se assemelha mais com as características de um amplificador valvulado saturando.

Boss SD-1 Super overdrive

O SD-1 Super overdrive da Boss foi o sucessor do OD-1 nos anos 80, ficando entre esse e o DS-1 Distortion. Além disso, ele pode te dar muita versatilidade, indo de algo mais “bluesly” até os overdrives mais agressivos.

Boss Blues Driver BD-2

Apesar de ter esse nome, o BD-2 Blues Driver não é só para blues. Esse pedal é frequentemente comparado ao Tube Screamer, pois suas funções são muito parecidas. No entanto, o BD-2 adiciona menos cor ao timbre. Porém, num balanço geral, apresenta um pouco mais de dinâmica e ganho do que o TS.

Entenda mais sobre as definições de drive no vídeo a seguir:

Klon Centaur

O pedal desenvolvido por Bill Finnegan foi produzido na primeira metade dos anos 90. Desde que foi criado, seu preço explodiu e milhares de cópias surgiram. Mas o que causa tanto hype?

O Klon é muito usado como um clean boost, muitas vezes ligado o tempo todo, fazendo com que o timbre da guitarra fique mais arrojado. Esse é um overdrive transparente, ou seja, ele adiciona ganho ao seu som sem alterar significativamente o seu timbre. Em outras palavras, ele não “colore” a sonoridade, apenas dá um boost no sinal.

Alguns dos notáveis guitarristas que usam esse pedal são John Mayer, Jeff Beck, Joe Perry, e James Hetfield.

Electro-Harmonix Soul Food

Você pode usar o Soul Food assim como o Klon, baixando o drive e explorando ele como um belo clean boost. A pegada é a mesma: um overdrive transparente, ótimo para encorpar o seu timbre.

Analog Man King of Tone V4

O King of é feito pela Analog Man e tem a fama de ser um dos overdrives mais cobiçados do mercado. Ele possui dois canais, preserva muito bem o timbre da guitarra e satura de uma forma muito semelhante a um amplificador. Alguns usuários famosos são Kenny Wayne Shepherd, Gary Clark Jr. e Scott Holiday.

Fulltone OCD V4

Impossível fazer uma lista com os pedais de overdrive mais icônicos e não inserir o OCD, da Fulltone. Vários fatores contribuem para sua popularidade, mas o principal é a chavinha de LP (Low Peak) e HP (High Peak).

No Low Peak, o pedal está mais para um boost transparente, não alterando tanto o seu timbre. Por sua vez, o High Peak entrega um overdrive mais agressivo, com volume muito mais alto e um boost nos médios e nos agudos.

A própria Fulltone descreve o LP como um som mais Fender, como se fosse um Tweed saturando, enquanto o HP tem mais cara de uma saturação de amps britânicos, como o Marshall e o Vox.

O OCD é muito responsivo à dinâmica. Muitos guitarristas acabam optando por deixá-lo o tempo todo ligado, controlando o nível de saturação no volume da guitarra.

Mad Cat Guitartech

Como não podia deixar de ser, fizemos questão de colocar aqui um pedal brazuca, que já foi eleito o Melhor Drive do Brasil pela Pedais de Boutique. O Mad Cat é produzido pela Guitartech, um dos handmakers mais renomados do Brasil. 

Trata-se de um drive com uma característica de timbre muito única, o que significa que ele não foi projetado para ser cópia de nada do que mostramos anteriormente. Ele é bastante responsivo, independente da combinação guitarra + amplificador. Ademais, tem uma pegada vintage com captadores single coil e mais agressiva com humbuckers.

Conheça mais do mundo dos pedais de guitarra

Agora, que tal você compartilhar tudo o que aprendeu aqui sobre pedal de delay, enviando este artigo para os seus amigos de guitarra que possam se interessar? Todos ganham com essa atitude!

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