Cifra Club

Por que levar a sua guitarra no luthier?

Hoje nós vamos te contar porque levar a guitarra no luthier é tão importante. Assim como um carro ou um computador, a guitarra é formada por peças que sofrem o desgaste natural do tempo e podem até quebrar.

Luthier consertando uma guitarra
O luthier é um profissional que você, guitarrista, não pode descartar jamais (Foto/Freepik)

Essa manutenção demanda atenção aos detalhes, que um luthier domina com perfeição. Neste artigo, você vai saber por que e quando levar a guitarra no luthier. Bora lá saber mais?

O que é um luthier?

O luthier é o profissional capacitado para trabalhar com construção, manutenção e conserto de instrumentos musicais, ofício conhecido como luteria.

Da mesma forma que um mecânico precisa entender de carros, o luthier precisa estudar para conhecer a fundo os instrumentos com os quais ele quer trabalhar.

Além disso, ele precisa ter conhecimento sobre desenho, madeira, marcenaria, carpintaria e eletrônica.

História da luteria

A história da luteria é quase tão antiga quanto a história da música. Registros históricos mostram que os instrumentos musicais e seus luthiers, por assim dizer, surgiram há 30 mil anos.

O termo luthier é originário da palavra francesa “luth“, que significa “alaúde”. Por sua vez, o alaúde é um instrumento musical de origem árabe. Seu nome é a junção das palavras “alud“, que se traduz como “madeira”, e “rud“, que quer dizer “corda”.

Portanto, a palavra alaúde significa um instrumento de corda feito de madeira, e seus fabricantes são os luthiers. Desse modo, a expressão luthier se associou por muitos séculos ao profissional que fabricava instrumentos de corda.

Esse conceito se fortaleceu no início do século XVIII, quando Antonio Giacomo Stradivari cria o violino Stradivarius. Até hoje as técnicas de construção de seus instrumentos são estudadas, buscando explicações para a belíssima sonoridade deles.

Porém, com o passar do tempo, o termo luteria também passou a ser usado para designar profissionais que trabalham com instrumentos de sopro e percussão.

Quando levar a guitarra no luthier?

Agora focando em porque levar a guitarra no luthier, vamos ver quando isso se faz necessário.

O ideal seria levar a guitarra no luthier periodicamente, para uma revisão geral, conforme a frequência que você toca o instrumento. Para quem toca diariamente, uma revisão a cada três meses é interessante. Se você tocar uma vez por semana, é aconselhado uma revisão semestral.

Porém, nem sempre isso é possível. Dessa forma, você pode levar a guitarra no luthier quando perceber que algo não está legal com o instrumento. Vamos ver agora os principais defeitos que a guitarra pode apresentar e que necessitam dos serviços de um luthier. Vamos nessa?

Desregulamento do tensor

Esse é um problema que pode se tornar grave se não for resolvido logo, podendo levar até a perda total do instrumento.

Por outro lado, o ajuste mal feito do tensor também pode prejudicar a guitarra de forma irreparável.

Portanto, quando você perceber que as cordas precisam estar muito afastadas do braço para evitar o trastejamento, é hora de levar a guitarra no luthier.

Um braço de guitarra em perfeito estado não é exatamente reto, mas levemente côncavo.

Aperte a sexta corda no primeiro e no último traste em simultâneo. Veja qual a distância entre a corda e os trastes do meio. O ideal é haver um espaço de 1 mm a 2 mm. Se essa medida for consideravelmente maior, o tensor está desregulado.

O ajuste do tensor é um processo que pode durar um ou dois dias e demanda certos procedimentos delicados que o luthier domina.

Desnivelamento dos trastes

Continuando nosso papo sobre quando levar a guitarra no luthier, vamos abordar agora o problema do trastejamento.

Esse defeito pode ser resolvido com uma simples regulagem na ponte da guitarra. Todavia, o trastejamento pode demandar procedimentos mais delicados.

Se o problema não estiver nem no tensor e nem na ponte, será necessário fazer a troca dos trastes.

Tanto a retirada dos trastes velhos quanto a colocação dos novos, se forem mal feitas, podem danificar o braço da guitarra – não só esteticamente.

Cada traste tem seu comprimento de acordo com cada casa. Portanto, eles precisam ser colocados de forma milimetricamente correta no braço da guitarra.

O trastejamento pode ser também consequência do desnivelamento do nut, ou capotraste. Neste caso, é necessário fazer apenas a troca dele. No entanto, os procedimentos são tão delicados quanto a troca dos trastes, mas para um bom luthier isso é tranquilo.

Troca das tarraxas

Um dos motivos pelos quais uma guitarra pode não estar mantendo a afinação é devido às tarraxas estarem gastas.

Neste caso, é preciso trocá-las, o que é motivo mais que suficiente para levar a guitarra no luthier.

Assim como os trastes e o capotraste, as tarraxas devem ser precisamente colocadas no headstock para não causarem outros problemas à guitarra.

Troca da ponte

A ponte é uma peça da guitarra que apresenta problemas específicos dela, cuja solução pode acontecer com a sua troca.

Novamente, a ponte também precisa ser instalada no corpo da guitarra de forma minuciosa. Se feita de outra forma, o instrumento pode apresentar problemas de afinação e o braço pode empenar. Este é um serviço que um bom luthier tira de letra.

Defeitos na parte elétrica

Alguns problemas podem aparecer nos captadores, potenciômetros e na fiação da guitarra, tais como perda de ganho e ruídos inconvenientes. Se você não entende de eletrônica, é recomendado levar a guitarra no luthier para ele deixar o som da sua guitarra impecável.

Estragos na madeira

Acidentes acontecem e sua guitarra pode sofrer uma queda que ocasione uma rachadura na madeira que pode levar a consequências mais preocupantes. Neste caso, somente um luthier pode avaliar os danos e te oferecer a melhor solução.

Devo levar a guitarra no luthier assim que comprá-la?

Sim, é muito importante, de fato, levar sua guitarra nova no luthier. Isso porque, da fabricação até você comprá-la, provavelmente ela já desregulou um pouco, ou pode vir desregulada de fábrica.

Além disso, o luthier vai checar os trastes e a parte elétrica, detectar para qual calibre de corda o tensor está regulado, entre outras coisas. Caso a guitarra apresente algum problema sem reparo, o luthier vai te alertar para você fazer a troca na loja onde você fez a compra.

Por fim, agora que você já sabe porque levar sua guitarra no luthier, compartilhe esse artigo com seus amigos! Desse modo, mais pessoas vão saber da importância deste indispensável profissional da música.

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK