Cifra Club

6 dicas para melhorar a prática com banda

Confira um guia completo sobre como melhorar o desempenho da sua banda com nossas dicas certeiras e imperdíveis!

Você sabia que ter uma banda é muito mais do que só chegar no estúdio e/ou no local do show, ligar os equipamentos e mandar bala? No texto de hoje, separamos preciosas dicas para bandas, para que você consiga desenvolver a prática de tocar em conjunto.

Banda ensaiando
Ensaios bem feitos são parte essencial do processo de consolidação de uma banda (Foto: Reprodução/Freepik)

Mesmo se você já tiver experiência no ramo, pelo menos parte do conteúdo deste post ainda pode ser útil. Sobretudo para quem está só começando na jornada musical e acabou de montar uma banda, por exemplo, o artigo de hoje é imperdível!

As melhores dicas para bandas

Antes de tudo, saiba que nossas dicas são focadas nas performances técnicas e na execução musical de bandas. Porém, não é apenas saber fazer música que define um grupo musical como bom.

Dito isso, vamos nessa conferir as melhores dicas para melhorar o desempenho de bandas?

1. Não tire a música na hora do ensaio

Já vi muita gente cometendo esse erro, viu? Parece absurdo, mas tem muito músico por aí que insiste em chegar no ensaio sem as músicas na ponta dos dedos.

A pessoa teve tempo para se programar, tirar as músicas, treinar em casa, mas preferiu fazer outras coisas. Com isso, na hora de plugar os instrumentos e fazer a mágica acontecer, surgem perguntas do naipe de: “Qual é mesmo o tom dessa música?”, “Alguém me ensina os acordes da introdução?”, “Posso improvisar a letra? Não decorei direito…”, entre outras aberrações.

É “prioridade” que fala, né? Portanto, não seja esse tipo de pessoa. Separe um tempo para estudar e aprender o repertório proposto. Trata-se de uma questão de profissionalismo e até de economia de tempo.

Além disso, ajuda para que o relacionamento interpessoal entre os membros da banda seja positivo. Nesse sentido, é chegar no ensaio e fazer uma performance arrasadora, afiada e convincente!

2. Afine os instrumentos

É bem óbvio, mas acredite: é comum músicos se esquecerem de afinar os instrumentos. E isso não faz bem para os ouvidos de ninguém, concorda?

Por isso, procure chegar nos ensaios e/ou no local da apresentação com seu instrumento afinado.

Ademais, lembre-se que os estúdios e as casas de shows são equipados com ar condicionado, um agente que tende a desregular afinações. Por isso, antes de começar a tocar, a banda deve dar uma repassada na afinação e ajustar possíveis arestas.

Aliás, para te ajudar nessa missão, você pode baixar o afinador gratuito do Cifra Club, disponível para iOS, Android e na versão web!

3. Saiba ouvir os membros da banda

O diálogo é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de relacionamento. Pode até parecer exagero, mas várias bandas não vão para frente porque um ou outro membro não sabe ouvir os demais. Ou seja, é importante saber ouvir, assim como saber falar.

Você não está em uma “banda de uma pessoa só”, isto é, as suas ideias de composições, letras e arranjos não são as únicas. Por isso, a voz de qualquer outro membro do grupo precisa ser ouvida.


Para que a comunicação ocorra sem pressão e de forma natural, crie o hábito de demonstrar interesse nas coisas que os demais querem apresentar.

De repente, o baixista tem uma ideia que pode ser o complemento que faltava para aquela sua música nova ficar top, por exemplo!

Se for para dar um puxão de orelha em alguém, procure medir as palavras e jamais eleve o volume de sua voz. Ser franco, sincero e verdadeiro é bem diferente de ser sem educação, grosseiro e estúpido.

Na prática em conjunto, a soma dos integrantes sempre será maior do que o talento individual. Pense nisso!

4. Não tenha preguiça de ensaiar

Passar longas horas tocando as mesmas músicas pode parecer desgastante, mas é a melhor forma de garantir entrosamento entre os músicos. Além disso, o ensaio também aprimora talento.

Então, treinem bastante e aprendam a se comunicar entre si com gestos e olhares – pois assim saberão mudar a dinâmica do show, por exemplo.

“Não se constrói uma casa pelo teto”. Isso significa que uma banda precisa de muita prática em conjunto antes de partir para os palcos da vida.

5. Trabalhe a divulgação da sua banda

Agora, uma dica que não se refere exatamente à parte técnica, mas sim a um aspecto importante para bandas que queiram ampliar os horizontes.

Nesse sentido, as redes sociais e a divulgação são mega importantes para uma banda nos dias de hoje. Com os meios digitais, o grupo pode se conectar diretamente com ouvintes, compartilhar seu som e criar uma presença boa.

A interação nas redes sociais fortalece o relacionamento entre a banda e o público. Assim, com redes bem trabalhadas, dá para aumentar a visibilidade, conquistar novos admiradores e até conseguir mais oportunidades para shows e gravações.

6. Jamais queime etapas

Para finalizar nossas dicas para bandas, saiba que ter ambições é importante, mas sempre com os pés no chão. Por isso, não saia tomando decisões precipitadas e que podem trazer consequências irreversíveis.

Um exemplo de queima de etapa é marcar um show sem a banda estar devidamente ensaiada. Tocar ao vivo é legal? Sim, claro que é, e o palco realmente é um ótimo lugar para um músico estar. Porém, de que adianta chegar lá e não fazer bonito?

Se isso acontecer, além de não agradar ao público, sua banda vai ficar com filme queimado junto aos organizadores de eventos.

Por fim, não comece uma banda pensando na fama ou na grana. Dê um passo de cada vez, ensaie bastante, defina o foco e desenvolva um bom relacionamento com as pessoas que tocam com você.

Como evoluir musicalmente?

Bom, se você sente que, para melhorar o desempenho da sua banda, você precisa evoluir no instrumento que toca, nós temos uma dica de ouro para você.

Estamos falando do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online! Por lá, você confere mais de 10 cursos de diversos instrumentos, teoria musical e canto, e pode aprimorar suas habilidades técnicas.

Confira só os cursos disponíveis:

  • Violão (iniciante e intermediário)
  • Guitarra
  • Baixo
  • Teclado
  • Bateria
  • Canto
  • Violão sertanejo
  • Guitarra blues
  • Fingerstyle
  • Ukulele
  • Teoria musical
  • Introdução à harmonia
  • Partitura

Opções não faltam! Portanto, invista agora no seu desenvolvimento e dê o máximo para a sua banda conquistar cada vez mais sucesso!

Instrutores do Cifra Club divulgar o CIfra Club Academy
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK