Cifra Club

As 6 melhores guitarras para iniciantes por gênero musical

Confira um apanhado de dicas de guitarras para iniciantes de acordo com os gêneros musicais recomendados para cada uma!

Aluna de guitarra praticando
Conhecer a sonoridade da sua guitarra é fundamental para obter êxito no instrumento (Foto/Pexels)

Comprar a primeira guitarra é um passo importante na vida de todo músico. Por isso, é preciso escolher uma que caiba no seu bolso e, ao mesmo tempo, atenda às suas necessidades. Afinal, ela vai ficar com você por um bom tempo.

Pensando nisso, resolvemos listar 6 opções de guitarras para iniciantes para te ajudar na hora da compra. Mas, além da lista, vamos falar em qual estilo cada uma melhor se encaixa. Com isso, você se sentirá mais seguro quando for desembolsar seu dinheiro.

É possível encontrar uma guitarra boa e barata?

Sem dúvida, é possível conseguir boas opções de guitarras baratas. O que você precisa ficar atento, sempre, são às funcionalidades que elas oferecem e o estilo de som que você quer tirar.

Por isso, é essencial que você conheça um pouco sobre os aspectos de cada uma, veja vídeos com pessoas tocando os modelos que você ficou interessado e, só depois, decida. Portanto, dê uma olhada na lista que fizemos abaixo. Confira!

1. Ibanez Gio Series GRX20 — Metal

Ibanez Gio Series GRX20

O primeiro item da nossa lista é uma Ibanez, da série Gio, modelo GRX20. Com seus captadores HSS, que ajudam a tirar um som pesado do instrumento, a guitarra é recomendada para quem quer tocar metal. Muito confortável, seu corpo é todo em álamo, com braço maple e escalas em jatobá.

Cada escala tem 648 milímetros e o raio da escala possui 305. Assim, sua mão ficará bem mais à vontade para executar escalas e acordes. Com essas características, essa é uma das melhores guitarras de entrada para quem está pensando em montar sua primeira banda com som bem pesado!

2. Tagima Strato Classic New T635 — Jazz

Tagima Strato Classic New T635

A Tagima é uma consolidada marca de guitarras brasileira devido à qualidade de seus instrumentos. O modelo T635 é prova disso. A guitarra tem tarraxas e uma ponte com dois pivôs, o que ajuda a manter a afinação. Isso é importante para você que está iniciando agora, já que não precisará usar o afinador a cada música tocada.

Outros destaques são o corpo feito em alder e o braço todo em maple. Por fim, uma característica importante são os captadores alnico. Eles fornecem um som bem limpo, o que favorece quem procura uma guitarra para tocar sons mais suaves, como blues ou jazz. Portanto, se é esse tipo de som que você quer fazer, esse é o instrumento!

3. Sx Modelo Fender Telecaster Stl Ash — Country e Sertanejo

Sx Modelo Fender Telecaster Stl Ash

Construída no famoso formato de Telecaster, a Sx que apresentamos aqui tem um ótimo custo-benefício. Isso porque o material com o qual é fabricada é de ótima qualidade. Seu corpo é feito de Swamp Ash americano e o braço de maple canadense. Assim, ela fica com uma pegada macia e gostosa de tocar.

Além disso, a Atl Ash conta com 21 trastes e um lindo escudo cromado, o que deixa o instrumento super estiloso. Por fim, sua composição leva dois captadores single coil. Eles são famosos por possibilitar sons mais rítmicos e swingados. Portanto, ideais para estilos como o country americano e o sertanejo brasileiro.

4. Squier Bullet Stratocaster — Pop rock

Squier Bullet Stratocaster

Bastaria dizer que a Squier é uma marca de instrumentos que pertence à Fender Musical Instruments Corporation para te convencer a comprá-la. Afinal, qual guitarrista não quer ter uma Fender? Mas as vantagens da Bullet ultrapassam essa fama, pois ela é conhecida por ser muito versátil.

Isso se deve aos seus três captadores: dois single coil e um humbucker. Com eles, você consegue tocar tanto sons mais pesados quanto aqueles mais limpos, sem distorção. Por isso, recomendamos essa guitarra para quem quer tirar sons que exijam maior dinâmica de timbres. Exemplos podem ser encontrados no pop rock. Então, se esse é o seu estilo, essa é a sua guitarra!

5. Tagima TG-530 — Punk

Tagima TG-530

Você não deve estar surpreso em ver novamente a Tagima na recomendação para guitarristas iniciantes. Isso porque esse é o principal público da marca. Dito isso, vamos às principais características da TG-530. Ela tem corpo em basswood e braço em maple shape “C”. Outro ponto importante são os 22 trastes e as tarraxas diecast, que ajudam a segurar a afinação, apesar da alavanca.

Nesse modelo, temos três captadores single coil cerâmicos fabricados pela própria Tagima. O som que eles oferecem quando tocados é um pouco mais “flat“, sem possibilidade de muitas variações de tonalidade. Com isso, nossa recomendação é que você use essa guitarra para sons mais crus, como o punk, por exemplo.

6. Tagima Memphis MLP 100 — Grunge

Tagima Memphis MLP 100

Nossa última dica de guitarras para iniciantes é outra Tagima, dessa vez no estilo Les Paul. A Memphis MLP 100 é mais um exemplo de ótimo custo-benefício para quem gosta desse tipo de guitarra. Ela tem seu corpo em basswood e o braço em maple, que vem parafusado ao corpo. Além disso, há dois controles de volume e outros dois de tonalidade.

O grande destaque fica com os dois captadores humbucker com cover de metal. Esse tipo de equipamento é conhecido por gerar um pouco de microfonia quando o driver está ligado. Embora esse não seja um efeito muito desejado, há estilos de música em que ele é bem-vindo. Por exemplo, o grunge valoriza esse tipo de “problema” na guitarra.

“Escolhi minha guitarra. E agora?”

Após conferir os melhores modelos de guitarras para iniciantes e decidir o seu, o próximo passo é aprender a tocar e nunca parar de evoluir. A melhor forma de fazer isso é com o Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino online, você encontra os melhores professores com uma didática incrível! Além disso, com uma assinatura, você terá uma série de vantagens, promoções e acesso livre a todos os nossos cursos. Aproveite o ensino de música que cabe no seu bolso!

Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK