Cifra Club

6 pedais de guitarra que não podem faltar na sua pedalboard

Descubra quais são os pedais essenciais para a sua pedalboard e crie o timbre perfeito para as suas performances!

Quando se fala em pedais de guitarra, é comum que chegue à mente do músico iniciante a imagem de uma pedalboard gigantesca, não é mesmo? Mas calma lá, pois, antes de investir nesse equipamento todo, é bom se aprofundar no assunto.

Pedais de guitarra
A escolha certa dos pedais que você vai usar é fundamental para a definição do seu timbre (Foto: Reprodução/Pixabay)

Afinal, existem tantas opções de efeitos, modulações, distorções… Portanto, se você ainda está começando a tocar guitarra, diante desse universo de possibilidades, é sempre melhor começar pelo básico.

Então, venha com a gente para descobrir quais são os pedais de guitarra que você não pode deixar de lado!

Os melhores pedais de guitarra

Construir o primeiro set de pedais corretamente é fundamental para alcançar o timbre que você deseja. Nesse sentido, compreender para que serve exatamente cada parte da pedaleira te ajudará a moldar o seu tipo de som.

Vamos, enfim, conhecer os principais pedais de guitarra? Se liga só nos pedais fundamentais para a sua pedalboard:

  • Pedal de overdrive;
  • Pedal de delay;
  • Pedal de chorus;
  • Afinador;
  • Pedal de wah-wah;
  • Pedal de distortion.

1. Overdrive

Os overdrives são responsáveis por dar uma leve distorcida no seu sinal. Esse efeito surgiu nos primórdios do rock, quando os guitarristas queriam “sujar” o som da guitarra, forçando os limites de volume dos amplificadores.

Assim, faziam as válvulas aquecerem e, daí, alcançavam a saturação característica do drive. O modelo Tube Screamer TS9, da Ibanez, por exemplo, é uma carta coringa na manga para guitarristas dos mais variados estilos.

Os overdrives estão na categoria dos pedais de distorção, junto com o fuzz e o distortion. No entanto, eles podem ser usados também como um boost para seu som limpo, ou para dar uma característica mais quente ao seu sinal.

Dessa forma, acabam sendo a mais versátil das distorções. Por isso, apesar de ter o som característico do rock e do blues, o overdrive é usado em quase todos os gêneros musicais que têm guitarra.

2. Delay

Se você já descolou um drive para dar aquela sujada no seu som, talvez seja a hora de acrescentar um pouco de profundidade. Nesse sentido, o pedal de delay é ótimo para isso.

Esse é o efeito clássico para adicionar repetições e atrasos nas notas que você toca. Desse modo, ele cria diferentes ecos, que podem ser configurados em variados tempos e padrões rítmicos.

Ou seja, ele possibilita que você adicione detalhes que preenchem melhor fraseados e solos. Entre os pedais de delay mais icônicos, podemos citar o Boss Digital Delay DD-7.

Se você curte as músicas do U2, deve ter reparado que o guitarrista The Edge trabalha sozinho e ainda assim consegue fazer aquele sonzão. Sabe por quê? Então, o cara é especialista em delay. Saca só a maravilha que é esse efeito no clássico Pride (In The Name Of Love).

Nesta aula exclusiva, a guitarrista Lari Basílio te ensina tudo sobre esse efeito fantástico, dá uma conferida!

3. Chorus

Os pedais de chorus ficaram muito populares no rock brasileiro dos anos 1980. Nesse período, Lulu Santos foi um dos que popularizaram o chorus no nosso pop rock, usando o efeito com maestria.

Saca só a guitarrinha chorus de Tempos Modernos:

Para entendermos o chorus, é simples. Trata-se de um pedal na categoria das modulações, assim como o flanger e phaser. O funcionamento básico das modulações é criar, a partir de um som limpo, outro sinal com afinação alterada.

Dessa forma, se adiciona ao seu sinal principal esse outro, ligeiramente atrasado (como um eco rápido), só que levemente desafinado. Por isso, temos a impressão de que têm dois instrumentos tocando simultaneamente.

Aliás, o nome já entrega o efeito: você terá um “coro” de vozes que fará com que sua guitarra soe com um timbre mais rico. O pedal Chorus CS9 é um verdadeiro clássico da Ibanez.

4. Afinador

Estar sempre afinado é um dos principais pontos para se ter um som decente de guitarra. Além disso, o ideal é que o afinador seja o primeiro na cadeia de sinal da sua pedalboard. Assim, ele lerá de forma mais precisa o sinal puro, sem nenhuma interferência de efeitos.

Em síntese, não há muito o que se explicar sobre as funções de um afinador. No entanto, sua utilidade é evidente no palco, principalmente.

Imagine que você precisa tocar uma música em Drop D, por exemplo, e logo depois ter que voltar para a afinação padrão na próxima faixa do setlist. Nesses casos, um pedal de afinador confiável é quase obrigatório.

O Cromatic Tuner TU-03, da Boss, sempre será um dos melhores pedais de afinação. Porém, existem também outros modelos, como esse da D’Addario:

5. Wah-wah

O pedal de wah-wah é como se fosse um botão de tone da sua guitarra, que você gira movimentando os pés para frente e para trás. Sendo assim, ele muda do grave para o agudo, alterando as frequências de acordo com o ritmo que você fizer com o pé.

Nesse sentido, Jimi Hendrix é o rei do wah-wah! Um dos primeiros grandes guitar heroes a usarem esse efeito, o mestre das seis cordas deixava seus solos mais selvagens pisando nesse pedal.


Mas não se engane, pois não é só no rock que se usa o wah-wah. Estilos como soul, reggae, blues, funk americano e pop também se beneficiam desse som.

Por isso, você deve ter essa carta na manga para dar aquele groove em suas bases e solos, seja qual for o seu estilo!

6. Distortion

Caso o overdrive não tenha sido o suficiente para você, talvez seja jogo investir em um bom pedal de distortion.

Com ele, você garante um drive de mais peso, mais comprimido e com máxima saturação. Por exemplo, o DS-1 da Boss é um pedal de distortion essencial para guitarristas.

Ainda mais se a sua praia for o hard rock ou o heavy metal, o distortion é a melhor pedida! Mas calma, que não é só de som pesado vive o pedal de distorção.

De fato, até em gêneros mais populares, como o pop e o sertanejo, há ocasiões para encaixar um solo de guitarra mais incisivo. Nesse caso, uma boa distorção pode dar o peso e o impacto para seu momento de brilhar no palco!

Como evoluir mais rápido na guitarra?

Agora que você já sabe bastante sobre pedais de guitarra, chegou a hora de colocar em prática os seus conhecimentos sobre esses equipamentos. E o melhor a se fazer para desenvolver suas técnicas no instrumento é seguir uma rotina de estudos e buscar materiais confiáveis.

Nesse sentido, aqui vai uma dica de ouro para você, guitarrista iniciante: o curso de guitarra do Cifra Club Academy conta com instrutores capacitados e um método de ensino focado na sua evolução musical!

Assim, por lá você terá acesso a materiais de apoio, canais para tirar dúvidas e também os benefícios do Cifra Club Pro para turbinar os estudos. Além disso, o preço é acessível, e você pode assistir às aulas de onde e quando quiser.

Portanto, não perca mais tempo e inscreva-se na nossa plataforma de ensino de música online para evoluir na guitarra!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK