Cifra Club

Aprenda como comprar amplificador usado

Pensando em adquirir um amplificador seminovo, mas está com receio de cair em uma furada? Fique tranquilo. Aqui, vamos dar todas as dicas sobre como comprar amplificador usado.

Amplificador de guitarra
Aprenda a não passar sufoco quando for comprar seu amp (Foto/Freepik)

Nesse sentido, explicaremos em detalhes todos os pontos que devem ser observados com atenção antes de bater o martelo. Assim, você acertará em cheio na compra, evitando dores de cabeça e economizando um bom dinheiro.

Preparado? Então, vamos ao conteúdo!

Como comprar amplificador usado 

Primeiramente, vale mencionar que essas dicas se aplicam à maioria dos amplificadores, sejam de guitarra, baixo ou violão, ok? Ao mesmo tempo, não importa se você só toca em casa, se grava, se faz shows… O raciocínio a ser aplicado será o mesmo para qualquer finalidade.

Outro ponto importante: muita gente tem medo de comprar equipamentos usados. Tudo bem, isso é normal. Afinal de contas, há produtos em mau estado no mercado, mas, sabendo garimpar e avaliar, é possível fechar grandes negócios.

Então, chegou a hora de conferir as dicas sobre como comprar amplificador usado!

Defina a sua real necessidade

Antes de mais nada, a pergunta a ser feita é: “Quais as necessidades estou querendo suprir com o novo amplificador?”. Em outras palavras, reflita sobre como vai usar o equipamento na prática. Só para tocar em casa? Vai ensaiar e se apresentar com ele?

Outras questões: pretende conectar pedais ao amplificador ou usará ele sozinho? Dessa forma, as respostas vão indicar qual a potência necessária, o tamanho do alto-falante e os recursos necessários ao aparelho.

Para estudo, um amplificador com 15 watts e falante de 8 polegadas já dá conta do recado. O som não será o mais potente e encorpado, porém evitará problemas com os vizinhos.

Já para ensaios e shows, é legal pensar em pelo menos 50 watts com falante de 12 polegadas. Se a potência for um pouco menor, tudo bem, mas talvez seja necessário microfonar o amp para “jogar” o som em outras caixas.

Geralmente, amplificadores valvulados têm um sinal mais orgânico do que transistorizados e digitais, além de darem a impressão de maior pressão sonora. Em contrapartida, são mais caros e frágeis, necessitando de manutenção periódica.

Há também amplificadores com vários canais e até efeitos embutidos, que tornam a vida do músico muito prática. Portanto, se você não pretende usar pedais junto ao amp, modelos com esses recursos são uma boa opção de compra, combinado?

Pesquise diferentes marcas e modelos

Uma vez que você tenha definido a sua necessidade e estabelecido um orçamento, é a hora de pesquisar. Nesse sentido, dê preferência aos produtos da sua cidade ou estado, pois a melhor forma de garantir que o aparelho está em bom estado é presencialmente. Ah, não deixe de selecionar vendedores com boa reputação, certo?

Então, liste os seus modelos prediletos, sejam eles de origem nacional ou importada. Também pesquise a opinião de outros músicos e assista a vídeos de demonstração dos equipamentos para ter uma boa ideia do timbre de cada exemplar.

Agora, foque no seu preferido e tire todas as dúvidas com o vendedor. Pergunte sobre o funcionamento, se há algum problema ou modificação, qual a tensão elétrica e por aí vai. Se for o caso, dê aquela “choradinha” no preço para tentar um desconto.

Considerando que o vendedor tenha garantido que está tudo certo com o amplificador, chegou a hora de marcar um teste presencial. Se você é iniciante, vá acompanhado de um músico mais experiente.

Verifique as condições do amplificador

Antes de tocar com o amplificador, avalie os seguintes pontos:

  • Cheque o estado visual do equipamento, procurando por marcas, batidas etc.;
  • Veja se falta algum componente;
  • Certifique-se de que o alto-falante está conectado;
  • Observe se o cabo de força está em bom estado e com o pino de aterramento;
  • Cheque se os fusíveis estão presentes e se possuem tensão e corrente adequadas.

Ok, tudo certo até aqui? Então, agora é a hora de ligar o amplificador.

Teste o funcionamento

Com o amplificador ligado e sem o instrumento conectado, ouça se há estalos ou um chiado muito alto – esses aspectos podem indicar problemas e, consequentemente, a necessidade de manutenção.

Depois, aumente cada controle até o máximo, um por um. Esteja atento a ruídos. Eles podem existir, mas o ideal é que sejam mínimos, ok?

Caso o amplificador tenha válvulas, veja se o filamento de alguma delas está muito avermelhado, parecido com a cor dos acendedores de cigarro de carros. Isso pode ser sinal de problema com o componente.

Experimente o som

Agora, chegou o momento tão esperado. Plugue o instrumento, toque um acorde e deixe as cordas soarem, sem distorção nem efeito. Escute o ataque e a sustentação das notas. Preste atenção se há pulos, descontinuidade no sinal ou decaimento exagerado.

Se houver algum problema nesses pontos, provavelmente você terá de desembolsar uma boa grana para consertá-los. Então, avalie com calma!

Estando tudo certo, agora relaxe e apenas toque. Se você estiver com seu instrumento pessoal, melhor ainda. Explore todas as regulagens, teste os efeitos, aumente o volume… Enfim, conheça o timbre do amplificador e considere se era o que você esperava.

Caso você perca a noção do tempo e se empolgue com o som que está tirando, é um ótimo sinal de que o equipamento é ideal para você. Portanto, você chegou ao fim da sua busca – concretize o negócio e seja muito feliz com o seu novo amplificador!

Compartilhe essas dicas 

Chegamos ao final do nosso artigo sobre como comprar amplificador usado. Esperamos que você tenha curtido este guia e que encontre o melhor amplificador para a sua necessidade.

Então, aproveite e compartilhe o link deste artigo com seus colegas músicos e em suas redes sociais. Dessa forma, todos poderão aproveitar as dicas para acertar em cheio na compra de um amplificador usado!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK