Cifra Club

Descubra qual a importância de um baixista e conheça ícones do instrumento

Confira conosco pesquisas que demonstram concretamente a importância de um baixista para uma banda e para a música em geral.

Paul McCartney tocando baixo em show dos Beatles
O que seria dos Beatles sem a consistência das linhas de baixo de Paul? (Foto/Reprodução/Internet)

Quantas vezes você já ouviu alguém falar que o vocalista (ou o guitarrista) é a parte mais importante da banda? Ou, até mesmo, de que são os únicos insubstituíveis, podendo os outros membros do grupo serem trocados sem afetar o som? É para desmistificar a questão que hoje vamos falar de estudos que mostram a importância de um baixista.

Mais especificamente, abordaremos pesquisas recentes que mostram não só o valor deles, como ditam sua atuação como essencial. Para deixar mais clara a situação, mostraremos, também, alguns dos nomes que marcaram a trajetória de seus grupos com o baixo nas mãos. E aí, ficou curioso ou curiosa? Venha comigo entender mais dessa história!

Entenda a importância de um baixista

Dos vocalistas aos guitarristas, os baixistas são, sem dúvida, uma das figuras mais esquecidas pelos ouvintes. Mas saiba que, na verdade, eles são fundamentais para a química de uma banda, além de claro, pela harmonia do som. Para deixar ainda mais claro, vamos mostrar alguns estudos que mostram a verdadeira importância do baixista. Confira!

O que os estudos dizem sobre a importância do baixista em uma banda?

Existem várias pesquisas que analisam essa questão. Para este conteúdo, vamos focar em um estudo feito pela Universidade de McMaster, em Hamilton, e divulgado pela National Academy of Science. Em síntese, ela mostra como o baixo dita o ritmo das canções.

Liderada pelo psicólogo Laurel Trainor, a investigação teve como método o uso de ESG (eletroencefalografia). Ele nada mais é do que um exame gráfico que mede a atividade elétrica do cérebro. Assim, o procedimento foi utilizado para entender como o nosso cérebro reage a diferentes notas.

Ao expor as cobaias a sons de diferentes ritmos e afinações, percebeu-se que as notas graves ficavam mais gravadas na mente. Enquanto as altas passavam, muitas vezes, despercebidas, o som do baixo era batucado e mais reconhecido. Isso sem falar que, quando estava desafinado, era o que mais incomodava os ouvintes.

Como resultado, concluiu-se que os sons mais graves são mais perceptíveis. Logo, isso significa que, para o ouvinte, o som do baixo afeta diretamente na sua percepção sonora. Sendo assim, se o baixista está desafinado ou fora do tom, é natural que o público ache que toda a banda esteja.

Da mesma forma, o comportamento contrário também acontece. Em outras palavras, um bom baixista pode amenizar desarmonias e saídas do ritmo. Então, sim, o instrumentista é essencial. Em alguns casos, pode, até mesmo, ser um dos membros (se não o membro) mais importantes da banda.

7 grandes baixistas da história da música

Acredite, mesmo com todo esse valor que discutimos, os baixistas são, muitas vezes, os mais esquecidos nas bandas de sucesso. Tanto que quando você pensa nos grandes grupos de rock, por exemplo, quem são os primeiros nomes que vem à sua mente? Possivelmente, novamente, a pessoa que canta e a que toca guitarra.

Pensando nisso e como forma de valorizar esses ícones, separamos 7 grandes nomes que são referência para a gente. Tanto pelo que significaram no universo da música quanto pelo seu papel em suas bandas. Confira:

1. John Paul Jones

Baixista e tecladista britânico, John Paul Jones é uma força motriz para o Led Zeppelin. Músico e produtor brilhante, com apenas 20 anos, ele já era um dos artistas mais conceituados de Londres. Os anos passaram, e o sucesso se consolidou ainda mais.

Nos bastidores, ele ganhou sua fama por ser um multi-instrumentista talentoso. Tanto que tocou ao lado de grandes nomes, como Shirley Bassey, Kathy Kirby e Paul & Barry Ryan. Antes de entrar para o Led Zeppelin, uma das suas performances mais populares foi na faixa She’s a Rainbow, dos Rolling Stones.

2. Flea

Se vamos falar dos baixistas mais importantes da história, Flea não poderia ficar de fora. Cofundador do Red Hot Chili Peppers, também faz história fora dos palcos, já que criou a Silverlake Conservatory of Music. Trata-se de uma instituição de educação musical sem fins lucrativos, fundada em 2012.

No universo da música, ele ficou conhecido por misturar vários ritmos, criando um jeito único de tocar. Seu estilo não só serviu de inspiração para outros artistas, como também fez dele um dos maiores músicos de todos os tempos. Preste atenção na linha de baixo do hit Otherside:

3. Geddy Lee

Em 2017, Geddy Lee foi eleito pelo Wikimetal o melhor baixista vocalista de todos os tempos. Com o Rush, ele se tornou conhecido tanto pelo seu alcance vocal de três oitavas quanto pelo seu groove distinto. Isso porque ele mistura agudos e toques secos em um estilo muito característico de tocar baixo.

4. John Myung

Fundador do Dream Theater, John Myung é um dos melhores baixistas da história. Ele toca o instrumento desde os 15 anos e é tido como uma referência para outros músicos. Sobretudo por causa do seu domínio técnico para compor músicas.

Ativo até hoje, ele é do tipo de músico que prefere a reclusão a se destacar. No entanto, não se engane. Assim como os estudos que comprovam a importância do baixista, está claro para todos todo o inegável talento do músico.

5. Paul McCartney

Possivelmente, Paul McCartney é o baixista mais famoso da história do rock. Embora toque outros instrumentos, sua história é diretamente ligada às linhas de baixo dos Beatles. Além disso, com o fim do quarteto de Liverpool, se destacou também em carreira solo.

A música Come Together é uma das principais amostras disso tudo. Você pode até não ser fã dele ou da banda, mas não dá para negar que o toque provocado pelo seu baixo é de arrepiar.

6. Gene Simmons

Também conhecido pelo apelido “The Demon”, Gene Simmons é vocalista, baixista e fundador do Kiss. Nos shows, é reconhecido ora pelo seu jeito “demoníaco”, o que lhe conferiu o apelido, ora pelo seu baixo em formato de machado.

Um fato curioso sobre ele é que faz parte do grupo de músicos que afirma sua preferência por tocar com palheta. Seja pela estética e performances incomparáveis, seja pela habilidade com as quatro cordas, ele figura na primeira prateleira de baixistas do rock.

7. Steve Harris

Compositor, tecladista e, claro, baixista, Steve Harris é uma das caras do Iron Maiden. Enquanto músico, um dos seus traços característicos é o estilo “galopada”. Isto é, uma nota seguida por outras três tocadas rapidamente. Isso sem falar na sua performance no palco, onde costuma pular e correr.

Seja um craque no baixo com o Cifra Club Academy

E aí, entendeu a importância de um baixista para as bandas e como eles são essenciais para inúmeras músicas memoráveis? Se você ficou interessado em saber mais do instrumento ou quer apenas aprimorar suas habilidades com as quatro cordas, confira o curso de baixo do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma, você aprende com os melhores professores, onde e quando você quiser e, o melhor, por um preço que cabe no seu bolso! Então, não vai deixar essa oportunidade escapar, não é mesmo?

Foto de Ayllana Ferreira

Ayllana Ferreira

Jornalista apaixonada por conteúdo. Curiosa nata, geek e apaixonada por tudo o que envolve cultura. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK